Meridiano do Pericárdio – Jueyin da Mão


Canal Principal:

O canal do Pericárdio tem seu início no interior do tórax, na altura de Ren-17 (Shanzhong), ponto onde um ramo interno do canal do Rim finaliza após estabelecer conexão com o Fígado, Pulmão e Coração. A partir dessa origem, o meridiano se divide em dois ramos internos.

Um deles penetra o diafragma, desce em direção ao abdômen e distribui-se pelos Aquecedores Superior, Médio e Inferior. O outro ramo segue na região torácica em direção à mama e emerge na superfície corporal em P-1 (Tianchi), localizado a 1 cun lateral ao mamilo, no quarto espaço intercostal.

Da região de P-1, o trajeto externo do meridiano ascende para a axila e prossegue ao longo da face medial do braço, posicionando-se entre os canais do Pulmão e do Coração. Ele passa pela articulação do cotovelo e continua descendo pelo antebraço, entre os tendões do palmar longo e do flexor ulnar do carpo, até alcançar sua extremidade distal na ponta do dedo médio.

A partir do ponto P-8 (Laogong), situado na palma da mão, um ramo interno se separa, percorre o dedo anelar e estabelece conexão, na extremidade desse dedo, com o canal primário do Triplo Aquecedor, completando assim a comunicação Yin–Yang da terceira grande circulação.

Canal de Conexão – Luo:

O vaso Luo do Pericárdio tem origem em P-6 (Neiguan), de onde se expande em uma rede tridimensional de múltiplas ramificações. Suas ramificações horizontais conectam-se ao canal primário do Triplo Aquecedor, sendo que algumas escolas descrevem sua extensão até o ponto-fonte T.B.-4 (Yangchi).

Sua divisão longitudinal segue pelo braço, cruza novamente a região de Ren-17 (Shanzhong), penetra o tórax e termina no próprio Pericárdio e no Coração, reforçando a integração interna desse sistema.

Canal Divergente:

O canal divergente do Pericárdio separa-se do canal principal nas proximidades de P-1 (Tianchi). A partir daí, dirige-se lateralmente em direção a G.B.-22 (Yuanye), penetrando novamente o tórax para alcançar o Coração.

Nesse ponto, divide-se em dois ramos: um se distribui pelos Três Aquecedores, enquanto o outro ascende em direção ao pescoço, passa por Ren-23 (Lianquan) e emerge em T.B.-16 (Tianyou), onde se une ao canal divergente do Triplo Aquecedor, formando a Quinta Confluência (Pericárdio/Triplo Aquecedor).

Canal Tendinoso:

O canal de sinews do Pericárdio inicia-se na ponta do dedo médio e sobe pela face anterior do dedo e do terceiro metacarpo, dispersando-se no centro da palma, onde se conecta com o canal de sinews do Pulmão.

Em seguida, ele se fixa na região central do punho e continua sua ascensão pela face anterior do antebraço e pela porção anteromedial do braço, até alcançar a axila. Nesse trajeto, estabelece pontos de fixação em P-3 (Quze) e em G.B.-22 (Yuanye), onde se encontra com os demais canais de sinews dos meridianos Yin da mão.

A partir de G.B.-22, o canal se divide em dois ramos: um se dispersa pela região costal, tanto anterior quanto lateral e posterior; o outro penetra o tórax, atinge Ren-17 (Shanzhong) e fixa-se no diafragma.

Pontos:

Pe1
Pe2
Pe3
Pe4
Pe5
Pe6
Pe7
Pe8
Pe9