Meridiano do Intestino Delgado – Taiyang da Mão


Canal Principal:

O Canal Primário do Intestino Delgado tem início no dedo mínimo, no canto ulnar da unha, em SI-1 (Shaoze), ponto alcançado por uma ramificação do canal do Coração em HE-9, completando a conexão entre Yin e Yang do segundo grande circuito. A partir daí, segue pela borda ulnar da mão, passa pelo punho e percorre o trajeto próximo à ulna, atingindo a face medial do cotovelo. Continua entre o olécrano e o epicôndilo medial, sobe pela face posterior do úmero e alcança a articulação do ombro, sendo descrito por alguns autores como cruzando IG-14.

Realiza um trajeto em zigue-zague sobre a escápula, cruza BL-41 (Fufen) e BL-11 (Dazhu), encontrando o Du Mai e outros canais Yang em Du-14 (Dazhui), abaixo da vértebra C7. Dali, dirige-se à fossa supraclavicular, em ST-12 (Quepen).

Um ramo interno parte desta região, desce ao Coração, segue para Ren-17, passa pelo esôfago, atravessa o diafragma, alcança o Estômago e se espalha pelo Intestino Delgado. Segundo o Ling Shu, outro ramo interno segue até ST-39 (Xiajuxu), ponto he-mar inferior do Intestino Delgado.

O trajeto externo retoma da fossa supraclavicular, sobe pelo pescoço e alcança a bochecha em SI-18 (Quanliao). A partir desse ponto, divide-se em dois ramos: um dirige-se ao canto interno do olho, conectando-se ao canal da Bexiga em BL-1 (Jingming); o outro segue para o canto externo do olho, cruza GB-1 (Tongziliao), podendo encontrar TB-20 e GB-11, passa por TB-22 (Erheliao) e finaliza em SI-19 (Tinggong), em frente ao ouvido.

Canal de Conexão – Luo:

O Vaso Luo do Intestino Delgado origina-se em SI-7 (Zhizheng), irradiando-se em múltiplas ramificações. Suas divisões horizontais conectam-se ao canal do Coração, podendo alcançar HE-7 (Shenmen).

A divisão longitudinal acompanha o trajeto do braço, alcança o epicôndilo medial do úmero, segue até o ombro em LI-15 (Jianyu) e, conforme algumas tradições, atravessa o acrômio, chega a ST-12 (Quepen) e penetra o tórax para unir-se novamente ao Coração.

Canal Divergente:

O Canal Divergente do Intestino Delgado separa-se do canal principal na região do ombro, próximo a SI-12 (Bingfeng) ou SI-10 (Naoshu). Desce à axila e segue para GB-22 (Yuanye), penetrando o tórax. Espalha-se no Coração, atravessa o diafragma e conecta-se ao próprio Intestino Delgado, configurando a quarta grande confluência entre os sistemas Taiyang e Shaoyin.

Canal Tendinoso:

O Canal Muscular do Intestino Delgado inicia-se no lado ulnar do dedo mínimo, em SI-1, percorre a borda ulnar da mão e antebraço até SI-5 (Yanggu), onde se fixa no punho. Sobe até o cotovelo, continua em direção à axila e fixa-se em SI-8 (Xiaohai).

Uma ramificação se espalha pela escápula, sobe pela lateral do pescoço, passando à frente dos canais musculares da Bexiga e Vesícula Biliar, atrás do canal do Estômago, até encontrar o canal muscular do Triplo Aquecedor.

No pescoço, divide-se em dois ramos: o anterior alcança o ângulo da mandíbula e segue até a orelha e o osso zigomático, chegando à borda lateral da órbita; o posterior fixa-se no processo mastoide, de onde uma pequena ramificação vai à orelha, contorna-a, desce à bochecha e atinge a inserção do masseter. Por fim, sobe a GB-13 (Benshen), no alto da cabeça, onde se une aos demais canais musculares Yang da mão.

Pontos:

ID1
ID2
ID3
ID4
ID5
ID6
ID7
ID8
ID9
ID10
ID11
ID12
ID13
ID14
ID15
ID16
ID17
ID18
ID19