Meridiano do Fígado – Jueyin do Pé
Canal Principal:
O canal primário do Fígado tem início em F-1 (Dadun), no canto ungueal do hálux, ponto alcançado por uma pequena ramificação que se origina em VB-41 (Zulinqi).
Desde essa origem, o meridiano sobe entre o primeiro e o segundo metatarsos, passa à frente do maléolo medial, cruza o trajeto do Baço em SP-6 (Yinlingquan) e segue pela face medial da perna e da coxa, atravessando pontos como BP-12 (Chongmen) e BP-13 (Fushe) até a região púbica, contornando os genitais.
Prossegue subindo pelo abdome inferior, passando por Ren-2, Ren-3 e Ren-4, e segue obliquamente até F-13 (Zhangmen) na extremidade da 11ª costela e F-14 (Qimen), onde o trajeto externo se encerra.
A partir de F-13, o trajeto interno do Fígado circunda o Estômago, conecta-se ao próprio Fígado e à Vesícula Biliar, penetra o diafragma e distribui-se pelo hipocôndrio e região torácica.
Esse percurso interno sobe pela parte posterior da traqueia até a garganta e a nasofaringe, conecta-se ao sistema ocular e ao cérebro, cruza a testa e alcança o vértice em Du-20 (Baihui).
Uma ramificação interna desce do seio maxilar até a bochecha e circunda a face interna dos lábios, enquanto outro ramo parte do Fígado, atravessa o diafragma, dispersa-se no Pulmão e encontra o canal primário do Pulmão, fechando o primeiro circuito do Qi nutritivo; esse mesmo ramo conecta-se também ao canal primário do Pericárdio em PC-1 (Tianchi).
Canal de Conexão – Luo:
O vaso Luo-conector do Fígado parte de F-5 (Ligou) e forma uma rede tridimensional de ramificações; sua divisão horizontal estabelece contato com o canal da Vesícula Biliar, podendo alcançar VB-40 (Qiuxu), enquanto a divisão longitudinal sobe pela face medial da perna até a região genital, onde se ramifica.
Canal Divergente:
O canal divergente do Fígado separa-se no dorso do pé e sobe pela face medial da perna até a virilha, onde encontra o canal divergente da Vesícula Biliar em Ren-2.
Entrando no abdome em F-13, o divergente conecta-se ao Fígado, à Vesícula Biliar e ao Coração, ascende ao pescoço e emerge no ângulo da mandíbula, dispersando-se pelo rosto.
Em seguida liga-se aos trajetos da Vesícula Biliar em VB-1, segue para o sistema ocular e termina no cérebro.
Canal Tendinoso:
O canal muscular (Jing Jin) do Fígado inicia-se no dorso do hálux, sobe pela face dorsolateral do pé até o maléolo medial onde se fixa e continua sua ascensão pela perna e pela coxa mediais.
Ao longo do percurso, une-se aos canais musculares do Rim e do Baço, alcança a região da virilha e encontra os demais canais Yin do pé em Ren-3, estendendo-se aos genitais.
