Meridiano do Estômago – Yangming da Mão
Canal Principal:
O canal principal do Estômago tem início interno na ligação mão–pé do primeiro grande circuito, no ponto IG-20 (Yingxiang), junto à asa do nariz. A partir daí, dirige-se internamente ao B1 (Jingming), no canto interno do olho, e emerge novamente na superfície em E-1 (Chengqi), na borda infraorbital. Desce lateralmente pelo nariz e penetra na gengiva superior, encontrando o canal oposto do Estômago e o Du Mai em Du-26 (Renzhong). Em seguida, contorna os lábios e se conecta ao Ren Mai e ao canal contralateral do Estômago em Ren-24 (Chengjiang). Atravessando a parte inferior da bochecha, o trajeto externo contorna o ângulo da mandíbula até alcançar o ponto E-5 (Daying), onde se divide em dois caminhos.
O ramo ascendente sobe à frente da orelha, passando por pontos da Vesícula Biliar como VB-3, VB-6, VB-5 e VB-4, até chegar à têmpora em E-8 (Touwei), concluindo seu percurso na testa, em Du-24 (Shenting). Já o ramo descendente desce pela lateral do pescoço até a fossa supraclavicular, segue posteriormente pela nuca até Du-14 (Dazhui), onde encontra os demais canais Yang.
Deste ponto, um ramo interno continua para baixo, atravessando o diafragma, penetrando primeiramente no Estômago e conectando-se depois ao Baço. Pequenas ramificações internas cruzam Ren-13, Ren-12 e Ren-10, dirigindo-se à região inguinal e emergindo próximo a E-30 (Qichong), onde se unem novamente ao trajeto externo.
Na superfície, o canal prossegue a partir da fossa supraclavicular, cruza o mamilo e passa lateralmente ao umbigo, descendo em curva pela região abdominal. Segue pela coxa, joelho e borda anterior da tíbia, chegando ao dorso do pé e terminando no segundo dedo, em E-45 (Lidui), no canto lateral da unha.
Um ramo adicional se desprende em E-36 (Zusanli) e segue até o terceiro dedo, enquanto outro, a partir de E-42 (Chongyang), conecta-se ao ponto BP-1 (Yinbai), finalizando a conexão Yin–Yang entre Estômago e Baço no primeiro grande circuito.
Canal de Conexão – Luo:
O canal Luo-Conector origina-se em E-40 (Fenglong), expandindo-se como uma rede tridimensional de ramos. Suas divisões horizontais conectam-se ao canal principal do Baço, podendo atingir o ponto-fonte BP-3 (Taibai). A divisão longitudinal segue pela face ântero-lateral da perna até o tronco, alcançando a região do pescoço em E-12, onde se divide novamente: um ramo cruza o pescoço e outro segue para a região occipital, ascendendo até Du-20 (Baihui).
Canal Divergente:
O canal divergente do Estômago separa-se do canal principal em E-31 (Biguan), na face ântero-lateral da coxa, penetrando na região inguinal em E-30 (Qichong). Internamente, conecta-se ao Estômago e dispersa-se no Baço, ascendendo posteriormente para penetrar o Coração. Em seguida, sobe através do esôfago, alcançando a fossa supraesternal e lateralizando-se até a fossa supraclavicular em E-12 (Quepen).
A partir daí, percorre a borda anterior do músculo esternocleidomastoideo, encontrando o canal principal e o divergente do Baço em E-9 (Renying), formando a terceira confluência entre Estômago e Baço. Depois, emerge na boca, sobe pelo nariz, alcança o canto interno do olho e circunda a região ocular, concluindo em E-1 (Chengqi).
Canal Tendinoso:
O canal tendíneo-muscular do Estômago tem início em uma faixa que envolve o segundo, terceiro e quarto dedos, cruzando o dorso do pé até se fixar na depressão tibial, onde se divide em dois ramos. O primeiro ascende obliquamente pela face ântero-lateral da perna, prende-se à lateral do joelho e segue pela coxa até a porção anterior do quadril, enviando uma ramificação para VB-30 (Huantiao). Dali, cruza o abdome lateral e se espalha pela parte inferior da caixa torácica, alcançando a coluna.
O segundo ramo segue ao longo da tíbia até o nível da patela e envia uma ramificação para a cabeça da fíbula, encontrando o canal tendíneo da Vesícula Biliar em VB-34 (Yanglingquan). Sobe pela coxa, fixa-se na região inguinal, atravessa Ren-2 e Ren-3 e continua pelo abdome em direção ao tórax, alcançando a fossa supraclavicular (E-12) e subindo lateralmente ao pescoço até prender-se no ângulo da mandíbula.
Nesse ponto, o trajeto se divide em três direções: uma se fixa à frente da orelha, outra sobe ao osso zigomático e encontra os canais Yang em ID-18 (Quanliao), enquanto a terceira contorna a boca, sobe à região nasal superior e conecta-se ao canal tendíneo da Bexiga, espalhando-se pela pálpebra inferior e formando uma rede conjunta ao redor dos olhos.
