Meridiano do Estômago – Yangming da Mão


Canal Principal:

O canal principal do Estômago tem início interno na ligação mão–pé do primeiro grande circuito, no ponto IG-20 (Yingxiang), junto à asa do nariz. A partir daí, dirige-se internamente ao B1 (Jingming), no canto interno do olho, e emerge novamente na superfície em E-1 (Chengqi), na borda infraorbital. Desce lateralmente pelo nariz e penetra na gengiva superior, encontrando o canal oposto do Estômago e o Du Mai em Du-26 (Renzhong). Em seguida, contorna os lábios e se conecta ao Ren Mai e ao canal contralateral do Estômago em Ren-24 (Chengjiang). Atravessando a parte inferior da bochecha, o trajeto externo contorna o ângulo da mandíbula até alcançar o ponto E-5 (Daying), onde se divide em dois caminhos.

O ramo ascendente sobe à frente da orelha, passando por pontos da Vesícula Biliar como VB-3, VB-6, VB-5 e VB-4, até chegar à têmpora em E-8 (Touwei), concluindo seu percurso na testa, em Du-24 (Shenting). Já o ramo descendente desce pela lateral do pescoço até a fossa supraclavicular, segue posteriormente pela nuca até Du-14 (Dazhui), onde encontra os demais canais Yang.

Deste ponto, um ramo interno continua para baixo, atravessando o diafragma, penetrando primeiramente no Estômago e conectando-se depois ao Baço. Pequenas ramificações internas cruzam Ren-13, Ren-12 e Ren-10, dirigindo-se à região inguinal e emergindo próximo a E-30 (Qichong), onde se unem novamente ao trajeto externo.

Na superfície, o canal prossegue a partir da fossa supraclavicular, cruza o mamilo e passa lateralmente ao umbigo, descendo em curva pela região abdominal. Segue pela coxa, joelho e borda anterior da tíbia, chegando ao dorso do pé e terminando no segundo dedo, em E-45 (Lidui), no canto lateral da unha.

Um ramo adicional se desprende em E-36 (Zusanli) e segue até o terceiro dedo, enquanto outro, a partir de E-42 (Chongyang), conecta-se ao ponto BP-1 (Yinbai), finalizando a conexão Yin–Yang entre Estômago e Baço no primeiro grande circuito.

Canal de Conexão – Luo:

O canal Luo-Conector origina-se em E-40 (Fenglong), expandindo-se como uma rede tridimensional de ramos. Suas divisões horizontais conectam-se ao canal principal do Baço, podendo atingir o ponto-fonte BP-3 (Taibai). A divisão longitudinal segue pela face ântero-lateral da perna até o tronco, alcançando a região do pescoço em E-12, onde se divide novamente: um ramo cruza o pescoço e outro segue para a região occipital, ascendendo até Du-20 (Baihui).

Canal Divergente:

O canal divergente do Estômago separa-se do canal principal em E-31 (Biguan), na face ântero-lateral da coxa, penetrando na região inguinal em E-30 (Qichong). Internamente, conecta-se ao Estômago e dispersa-se no Baço, ascendendo posteriormente para penetrar o Coração. Em seguida, sobe através do esôfago, alcançando a fossa supraesternal e lateralizando-se até a fossa supraclavicular em E-12 (Quepen).

A partir daí, percorre a borda anterior do músculo esternocleidomastoideo, encontrando o canal principal e o divergente do Baço em E-9 (Renying), formando a terceira confluência entre Estômago e Baço. Depois, emerge na boca, sobe pelo nariz, alcança o canto interno do olho e circunda a região ocular, concluindo em E-1 (Chengqi).

Canal Tendinoso:

O canal tendíneo-muscular do Estômago tem início em uma faixa que envolve o segundo, terceiro e quarto dedos, cruzando o dorso do pé até se fixar na depressão tibial, onde se divide em dois ramos. O primeiro ascende obliquamente pela face ântero-lateral da perna, prende-se à lateral do joelho e segue pela coxa até a porção anterior do quadril, enviando uma ramificação para VB-30 (Huantiao). Dali, cruza o abdome lateral e se espalha pela parte inferior da caixa torácica, alcançando a coluna.

O segundo ramo segue ao longo da tíbia até o nível da patela e envia uma ramificação para a cabeça da fíbula, encontrando o canal tendíneo da Vesícula Biliar em VB-34 (Yanglingquan). Sobe pela coxa, fixa-se na região inguinal, atravessa Ren-2 e Ren-3 e continua pelo abdome em direção ao tórax, alcançando a fossa supraclavicular (E-12) e subindo lateralmente ao pescoço até prender-se no ângulo da mandíbula.

Nesse ponto, o trajeto se divide em três direções: uma se fixa à frente da orelha, outra sobe ao osso zigomático e encontra os canais Yang em ID-18 (Quanliao), enquanto a terceira contorna a boca, sobe à região nasal superior e conecta-se ao canal tendíneo da Bexiga, espalhando-se pela pálpebra inferior e formando uma rede conjunta ao redor dos olhos.

Pontos:

E1
E2
E3
E4
E5
E6
E7
E8
E9
E10
E11
E12
E13
E14
E15
E16
E17
E18
E19
E20
E21
E22
E23
E24
E25
E26
E27
E28
E29
E30
E31
E32
E33
E34
E35
E36
E37
E38
E39
E40
E41
E42
E43
E44
E45