Meridiano do Coração – Shaoyin da Mão


Canal Principal:

O Canal Primário do Coração tem seu trajeto interno originado diretamente no órgão Coração (Xin). Logo na origem, recebe uma ramificação profunda do meridiano do Baço, estabelecendo a conexão Yin–Yin entre os dois sistemas. A partir do Coração, esse trajeto interno se divide em três vias principais: a primeira desce, atravessa o diafragma e conecta-se ao Intestino Delgado (Xiaochang), seu órgão fu associado; a segunda sobe pelo esôfago e pela região do pescoço, dispersando-se nos tecidos perioculares e, segundo alguns autores, estendendo-se até o cérebro; a terceira, considerada o ramo principal, segue em direção ao Pulmão (Fei) e desce para emergir na axila, no ponto HE-1 (Jiquan), dando início ao trajeto externo.

Externamente, o canal percorre a face ântero-medial do braço e antebraço, seguindo em direção à palma da mão, atravessando o espaço entre o quarto e o quinto metacarpos.

Prossegue ao longo da borda radial do dedo mínimo até alcançar o ponto HE-9 (Shaochong), no canto da unha, onde conclui seu percurso. Deste ponto, uma pequena ramificação cruza para a borda ulnar do dedo mínimo e alcança SI-1 (Shaoze), dando continuidade ao circuito mão Yin–Yang do segundo grande circuito.

Canal de Conexão – Luo:

O Vaso Luo do Coração origina-se em HE-5 (Tongli), formando uma rede intrincada de ramificações tridimensionais. Suas divisões horizontais conectam-se ao canal do Intestino Delgado, podendo alcançar SI-4 (Wangu), o ponto-fonte desse meridiano.

Uma divisão longitudinal acompanha o trajeto do canal principal, ascendendo até a axila, alcançando o próprio Coração e dirigindo-se à raiz da língua. Dali, ramificações menores atingem os olhos e, segundo algumas escolas, penetram inclusive o cérebro.

Canal Divergente:

O Canal Divergente do Coração separa-se do canal principal na axila, em HE-1, penetrando o tórax através da região de GB-22 (Yuanye), para então alcançar o órgão Coração. Em seguida, sobe pelo pescoço, cruza Ren-23 (Lianquan), dispersa-se pela bochecha e alcança o canto interno do olho, em BL-1 (Jingming).

Nessa região, conecta-se com uma delicada ramificação oriunda de SI-18 (Quanliao), estabelecendo uma das seis grandes confluências entre Coração e Intestino Delgado/Vesícula Biliar.

Canal Tendinoso:

O Canal Muscular do Coração inicia-se no lado radial do dedo mínimo e percorre a face anterior e radial da mão, fixando-se no osso pisiforme à altura de HE-7 (Shenmen). Sobe pela face anterior e ulnar do antebraço e fixa-se no epicôndilo medial, no ponto HE-3 (Shaohai), continuando até a axila, onde se une aos canais musculares do Pulmão e aos outros canais Yin da mão, próximos a GB-22 (Yuanye).

Em profundidade, atravessa o tórax, fixa-se em Ren-17 (Shanzhong), desce em direção ao orifício cardíaco superior, ultrapassa o diafragma e finaliza sua ancoragem na região umbilical.

Pontos:

C1
C2
C3
C4
C5
C6
C7
C8
C9