Meridiano do Baço-Pâncreas – Taiyin do Pé


Canal Principal:

O canal principal do Baço inicia-se externamente em BP-1 (Yinbai), no canto medial da unha do hálux, ponto alcançado por um ramo que se separa do canal do Estômago em E-42 (Chongyang). A partir daí, sobe pela face medial do pé, passa à frente do maléolo medial e continua ao longo da borda posterior da tíbia. Ascen­­de pela região ântero-medial do joelho e da coxa, dirigindo-se ao abdome lateral à linha média, cruzando pontos como Ren-3, Ren-4, Ren-10, VB-24 (Riyue) e F-14 (Qimen), até alcançar o segundo espaço intercostal. Nesse ponto, curva-se para baixo e termina em BP-21 (Dabao), na linha média axilar, cerca de 6 cun abaixo da axila.

Internamente, um ramo se desprende em Ren-10 (Xiawan), penetra o Baço e conecta-se ao Estômago. Do Estômago, outro ramo atravessa o diafragma, sobe parte do esôfago e alcança o Coração, conectando-se ao canal cardíaco. De BP-20 (Zhourong), um ramo continua até P-1 (Zhongfu), formando a conexão mão–pé Taiyin, e daí segue até a língua, dispersando-se em sua raiz e superfície inferior.

Canal de Conexão – Luo:

O canal Luo-Conector separa-se em BP-4 (Gongsun), gerando uma extensa rede de ramificações. Suas divisões horizontais conectam-se ao canal principal do Estômago, chegando até E-42 (Chongyang), enquanto a divisão longitudinal segue o trajeto principal, penetrando o abdome na região inguinal e conectando-se ao Intestino Grosso e ao Estômago.

Canal Divergente:

O canal divergente separa-se próximo a BP-11 (Jimen), penetrando o abdome pela região inguinal em E-30 (Qichong). Conecta-se ao Estômago, Baço e Coração, ascendendo pelo esôfago até a fossa supraesternal e fossa supraclavicular em E-12 (Quepen). Em seguida, cruza com os trajetos principal e divergente do Estômago em E-9 (Renying), estabelecendo a terceira confluência entre Estômago e Baço.

Canal Tendinoso:

Este canal começa na face medial do hálux, em BP-1, percorrendo a borda interna do pé e fixando-se à frente do maléolo medial em BP-5 (Shangqiu). Sobe pela tíbia até BP-9 (Yinlingquan), segue pela coxa medial e prende-se na região inguinal, onde encontra os canais tendíneos Yin do pé em Ren-3 (Zhongji). A partir daí, divide-se em três caminhos: um dirige-se à região genital; outro sobe pela linha média anterior, envolvendo o Ren Mai, fixando-se no umbigo e espalhando-se pelo abdome e tórax; o terceiro mergulha mais profundamente e termina na região da coluna em B-20 (Pishu).

Pontos:

BP1
BP2
BP3
BP4
BP5
BP6
BP7
BP8
BP9
BP10
BP11
BP12
BP13
BP14
BP15
BP16
BP17
BP18
BP19
BP20
BP21